zzzzimagelPor – Dr Orlee Udwin e Professor William Yule (Tradução de texto em inglês, precisa ser corrigido)
  

 CONTEÚDOS

Descrição da Síndrome
Tipo de Educar
Fala e Habilidades de Idioma
Perceptual e Dificuldades de Motor
Lendo
Escrevendo e Soletrando
Numeracy
Dificuldades de concentração
  
Contendendo com Comportamental Dificuldades Emocionais
1. ansiedade
2. preocupações, Obsessões e Comportamentos Estereotípico.
3. Acessos de raiva de temperamento e Mau humor
4. alimentando Dificuldades
5. Hypersensibilidade para Sons
  
Relações sociais
  
Ajuda de Ego pedagógica e Habilidades de Independência
1. Treinamento de banheiro
2. vestindo
3. Viagem independente
  
Em Deixar Escola
Literatura Complementar
Reconhecimentos
     
  
  
  
PREFÁCIO
  
Síndrome de Williams (WS) é uma condição rara, enquanto acontecendo em aproximadamente 1 em 20,000 nascimentos ao vivo. Como resultado, a maioria dos profissionais não terá encontrado uma criança com WS antes, e eles saberão pequeno compreensivelmente, se qualquer coisa, sobre as características e dificuldades associadas com a condição. O propósito desta brochura é proporcionar para os professores informação sobre esta desordem rara, e elaborar nas dificuldades de aprendizagem especiais e necessidades de crianças afetadas.   
  
Os conteúdos estão baseado em pesquisa empreendida pelos autores e outros durante a última década que demonstra aquele WS são associados com vários comportamentoal distintivos e características psicológicas que diferenciam as crianças com esta condição de outros com aprender dificuldades. Claro que toda criança é diferente, e não todo o mundo com WS mostrará para tudo das características e dificuldades descreveu aqui. Não obstante, esperou que esta informação e o conselho e sugestões que seguem serão de benefício a professores, enquanto aprendendo os assistentes de apoio e outros que trabalham com crianças com a condição. Uma brochura de informação separada para pais está disponível da Williams Síndrome Fundação.   
  
Nós adotamos a prática de se referir à criança com WS como ” he/him ” e ” she/her ‘ em seções alternadas.   
  
  
  
DESCRIÇÃO DA SÍNDROME
  
Síndrome de Williams (WS) é um geneticamente determinado, incapacitando condição intelectualmente. A maioria das crianças afetadas desenvolve dificuldades de alimentação severas no primeiro ano de vida, incluindo vomitando, constipação e recusa para alimentar, e eles podem ser irritáveis e podem chorar excessivamente. Uma proporção das crianças é achada, em testar, ter elevado níveis de cálcio no sangue deles/delas. Este subgrupo com Hypercalcaemia Infantil geralmente é tratado então com um baixo-cálcio e vitamina que dieta D-restringida e as dificuldades de alimentação melhoram, ou rapidamente ou, em alguns casos, mais gradualmente.  
  
Muitas das crianças também têm um aparecimento facial distintivo, e problemas renais e cardíacos (um murmúrio de coração, estreitando das artérias principais que conduzem do coração) que pode ser severo ou bastante moderado. Eles também podem ter anormalidades dentais, parte de trás e problemas em comum, pressão sanguínea elevada e uma taxa atrasada de crescimento, enquanto incluindo baixa estatura e uma construção leve. A altura de adulto comum é 5 ft para fêmeas e 5ft 6in para machos.  

  
HABILIDADES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE WILLIAMS
  
Moderado a dificuldades de aprendizagem severas
Relativamente bem falado idioma, mas comprehension Fluent mais pobre e articula fala através de idade escolar, chatterMarked incessante acumulam e problemas de motor bons   
Dificuldades visuo-de espaço marcadas
   
  
Material perdido (um microdeletion) em cromossomo 7 foi identificado em indivíduos afetados, enquanto resultando em rompimento ao gene de elastina. Elastina é a proteína estrutural em nosso corpo que dá elasticidade a nossos tecidos e órgãos. É achado predominantemente nas paredes das artérias, nos pulmões, intestinos e pele,; e elastina reduzido ou anormal podem explicar algumas das características físicas e médicas, como também as características faciais distintivas, associado com WS. A maioria dos casos acontece esporadicamente, e o risco para pais de ter outra criança com WS é nenhum mais alto que o risco original. Os irmãos e irmãs de indivíduos de WS, também, não estão a qualquer aumentado risco de ter uma criança com WS. Porém, as pessoas com WS eles têm uma 50% chance de transmitir a condição à descendência deles/delas.   
  
Crianças com WS tendem ser demoradas no desenvolvimento deles/delas e eles mostram uma gama de aprender dificuldades, enquanto variando de moderado para impedimento mental severo. Aproximadamente 50% têm dificuldades de aprendizagem severas, enquanto o resto tem moderado para moderar dificuldades de aprendizagem. Global as habilidades verbais das crianças são notadamente superiores para o visuo-de espaço deles/delas e habilidades de motor. Além disso, eles mostram um padrão distintivo de habilidades e comportamentoal de particular e características de personalidade que estão comum à maioria dos indivíduos com este síndrome, e que os fixou aparte de outras crianças com aprender inaptidões.  
  
COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE WILLIAMS
   
Superativa ansiedade Excessiva & preocupação
Preocupação de palmo de concentração limitada com objetos / tópicos
Sociável & ultrapassando Hipersensível a sons
Overfriendly para adultos Medroso de superfícies de heights / uneven
  
  
As crianças com WS tendem a ser muito ultrapassando e sociável, e através de idade escolar a maioria desenvolve idioma falado fluente e articulado. Eles amam falando e interagindo com adultos e são principalmente útil, co-operação e ansioso para por favor. Muitos tagarelam incessantemente, mas a um nível superficial, e freqüentemente em um formal, adulto-como estilo, com uso freqüente de vocabulário sofisticado, frases estereotípicas e clichês. Voltas levando e se limitando ao assunto em conversação podem ser especialmente difíceis para eles. Em muitos casos a compreensão deles/delas de fala não é tão boa quanto a expressão deles/delas, assim o nível de idioma falado e altamente desenvolveu sociabilidade pode ser enganosa sugerindo que uma criança é mais capaz que ele na verdade é. Em contraste com a fala relativamente boa deles/delas, muitas crianças com WS têm problemas visuo-de espaço e dificuldades com motor total e bom coordenação. Assim eles podem ser mais lento que habitual aprendendo se sentar e caminhar, e eles podem achar tarefas como ir com uma bicicleta, enquanto renovando botões, enquanto cortando com tesouras e segurando um lápis particularmente difícil dominar. Eles tendem a ter postura pobre, um andar desajeitado e limitações de movimentos em comum. Por causa do motor deles/delas e problemas de perceptual eles podem ser também medrosos de alturas e de negociar degraus e superfícies desiguais como grama, pedregulho ou areia.  
  
Muitas das crianças são superativas e acham isto difícil ainda se sentar e concentrar em tarefas de particular para qualquer comprimento de tempo. Por outro lado, eles podem ser fascinados e podem ser preocupados por objetos de particular ou tópicos e pode ser passado muito vez absorvida com estes. Enquanto muitos são muito amigáveis (e até mesmo acima de amigável) para adultos e freqüentemente ativamente procura companhia de adulto, eles podem ter dificuldade fazendo e mantendo os amigos da própria idade deles/delas, enquanto conseguindo de alguma maneira freqüentemente se antagonizar o deles/delas perscruta.  
  
São descritas freqüentemente as crianças com WS como tendo personalidades ansiosas e preocupando excessivamente sobre eles e outros. Indo ao banheiro, comendo e problemas dormentes (inclusive ajuste até sono e se despertando à noite) é bastante comum. A maioria também é hipersensível a uma variedade de barulhos, como estrondos altos, batendo palmas ou risada, e eles podem ficar tensos e medrosos quando ouvindo ou se antecipando estes sons.   
  
Professores informam freqüentemente as crianças de achado com WS que confunde e difícil ensinar porque as habilidades verbais e comunicativas aparentemente superiores deles/delas mascaram dificuldades significantes em outras áreas, inclusive compreensão de idioma, hiperatividade e déficits de atenção, e dificuldades visuo-de espaço severas. Isto pode resultar em um overestimation das habilidades globais deles/delas. Claro que toda criança é diferente, e não todas as crianças com WS mostrarão para tudo destas características e dificuldades para a mesma extensão. Porém, a pesquisa que nós empreendemos durante a última década indica que estas características estão comum a muitos deles, e que a menos que eles sejam agarrados cedo neles pode persistir bem em maioridade. Nas páginas seguintes nós descrevemos a aprendizagem particular e dificuldades de comportamento e necessidades de crianças com WS, e sugestões presentes e diretrizes para o remediação deles/delas. Os métodos e aproximações que nós descreveremos são bem experimentadas e foram prosperamente usado contender com uma variedade larga de dificuldades. Eles podem ser adaptados para uso com qualquer criança individual.   

TIPO DE EDUCAR
  
Como já descreveu, as crianças com WS têm um padrão incomum de habilidades, freqüentemente com relativamente bem falado idioma mas perceptual mais pobre e habilidades de motor e dificuldades de concentração. Como resultado, eles têm necessidades educacionais especiais que são bastante diferente desses de outras crianças, e pode ser bastante difícil de achar uma escola que será vestida exatamente às necessidades de aprendizagem particulares deles/delas. As habilidades verbais deles/delas e sociabilidade altamente desenvolvida podem sugestionar um nível relativamente alto de habilidade, mas se eles são colocados em uma escola ordinária ou em uma escola para crianças com Dificuldades de Aprendizagem Moderadas eles não podem freqüentemente contender por causa das mais baixas habilidades deles/delas em áreas não-verbais e a concentração limitada deles/delas. Por outro lado, se eles são colocados em uma escola para crianças com crianças de dificuldades de aprendizagem mais severas com WS que pode perder bem muito da excitação verbal e social da qual eles poderiam beneficiar se elas estavam entre crianças mais capazes. Há ninguém tipo de escola que é vestida idealmente às necessidades deles/delas. Achando a escola mais apropriada dependerão do nível da criança individual de habilidade (que pode percorrer de moderado para dificuldades de aprendizagem severas), e também na provisão nas escolas particulares que estão localmente disponíveis.   
  
Algumas das crianças começam fora nas escolas de corrente principal e contendem muito bem lá ao nível primário, entretanto tipicamente com adicional ajude de aprender os apoio professores e/ou assistentes para alguma parte do dia escolar. Ao nível secundário algumas destas crianças se mudam para escolas especiais onde eles podem beneficiar de ensino mais individualizado e podem aprender a um passo mais lento e menos pressurizado. Algumas crianças de WS continuam em corrente principal ao nível secundário, enquanto assistindo uma aula medicinal, por exemplo, para algumas lições e o ordinário deles/delas classifique para outras lições.   
  
Instrução de corrente principal está por nenhum meio destine para tudo ou até mesmo para a maioria de crianças com WS. Muitas das crianças precisam do passo mais lento e atenção mais individualizada que são providas atualmente em escolas especiais e unidades. As necessidades de cada criança serão diferentes. Em um estudo nós empreendemos nos recentes 1980 nós achamos isso:
  
30% freqüentaram escolas para crianças com Dificuldades de Aprendizagem Severas
30% freqüentaram escolas para crianças com Dificuldades de Aprendizagem Moderadas
30% freqüentaram escolas para crianças com impedimentos misturados
10% estavam nas escolas de corrente principal
Com a maior ênfase que está sendo colocada agora em integração e inclusão, nós estamos vendo números crescentes de crianças com aprender dificuldades, e assim também mais crianças com WS, sendo educado nas escolas de corrente principal, com quantias variadas de apoio adicional. Nós acreditamos que trabalhar efetivamente para crianças com WS, colocações de sala de aula que oferecem apoio significativo e muito flexibilidade são necessárias para inclusão. Tipicamente isto requererá:
  
Adultos extras na sala de aula
Classes pequenas
Envolvimento intensivo de professores especialistas
Assistentes de apoio aprendendo
Cuidadosamente estruturado e classificou planos de trabalho
Trabalho de equipe entre o professor de sala de aula, professores assistentes, especialistas e fala e terapeutas profissionais.
  
  
FALA E HABILIDADES DE IDIOMA
  
Nas crianças de anos de pré-escola com WS pode estar particularmente lento desenvolver fala, e neste momento excitação verbal será obviamente vital. Idioma estruturado que ensina nos anos cedo também é importante, enquanto envolvendo como renova o edifício de vocabulário e compreensão de rótulos, verbos, instruções etc. Incitando e imitação é ferramentas úteis, como é elogio e outras recompensas para encorajar motivação. Crianças com WS beneficiarão de fala e terapia de idioma em todas as fases do desenvolvimento deles/delas, e o terapeuta também deveria trabalhar de perto com os pais e professores e deveria prover sugestões em programas e atividades que podem ser levadas a cabo em casa e em escola para ampliar o idioma falado da criança e compreensão de idioma.  
  
Através de idade escolar, a maioria das crianças com WS terá desenvolvido fala fluente, articulada com sofisticado, os vocabulários de gamas extensivas e complexo e gramaticalmente orações corretas que estão fora totalmente de manter com o nível geral deles/delas de aprender dificuldade. Eles podem usar palavras longas e frases incomuns que eles ouviram outras pessoas usam e se lembraram, e eles podem tagarelar a qualquer um que eles se encontram, se determinado a chance. Porém, a fala deles/delas também pode ser imprópria e repetitiva, especialmente ao falar sobre tópicos de interesse particular com eles. Muitos usam tagarele e perguntas incessantes para iniciar e manter contato social com outras pessoas, e eles são adepto a usar as habilidades verbais superiores deles/delas para adquirir atenção. Além, eles são inclinados para exagerar e em cima de-dramatise eventos em conversação com outros. Por exemplo, eles podem descrever infortúnios secundários como tragédias principais.   
  
Crianças de WS estão entendendo de idioma está em muitos casos mais limitado que o idioma expressivo deles/delas poderia indicar. Por exemplo, eles podem poder recitar instruções ou histórias formule para palavra, contudo tenha dificuldade que entende o mais básico de conceitos. Às vezes eles ecoam ou frases repetidas e orações faladas pela pessoa com a que eles estão interagindo, freqüentemente com pequeno entender do que a pessoa está dizendo. Se o ecoando é causado através de compreensão pobre, será útil indicar isto para os adultos pertinentes (os pais, pessoal escolar etc.) e sugerir que eles tentam simplificar a fala deles/delas. Semelhantemente, se a criança responde aos comentários de um adulto ou questiona de modo inapropriado ou irrelevante, isto pode ser porque ele não os entende completamente. Novamente, pode ser necessário simplificar instruções e comentários para ter certeza a criança entende o que você e outros adultos estão dizendo. Porém, se o echoic da criança ou fala irrelevante simplesmente é um hábito que ele desenvolveu, enquanto ignorar as expressões vocais dele então e o distrair passando para outro tópico podem ser um método útil de desencorajar tais verbalizações insignificantes.  
  
DESENCORAJANDO O FALAR EXCESSIVO E A FALA IMPRÓPRIA
  
Se uma criança tem um tópico de preferência que ele fala repetidamente (por exemplo, trens, doença), ou um jogo de perguntas que ele sempre pergunta, pode ser aconselhável para pessoal da escola o ignorar quando ele lançar no dele ‘ tópico de preferência. Se eles respondem tal ‘ pet’ questiona cada tempo, a criança será encorajada lhes perguntar novamente e novamente!   
Os pais, professores e outros adultos também poderiam fazer para uma regra responder as perguntas da criança UMA VEZ mais IGNORAR perguntas todo repetitivas e tópicos depois disso, e virar longe da criança ou MUDAR O ASSUNTO imediatamente e passa para tópicos que são mais pertinentes.   
Outra estratégia útil é insistir, quando a pergunta de uma criança foi respondida e ele pergunta isto uma vez mais, que ELE repete a resposta que já foi determinada.   
Uma aproximação CONSISTENTE é importante, assim é necessário que todos os adultos adotem a mesma estratégia tanto em casa como também na escola. Com tais métodos, deveria aumentar fala socialmente apropriada rapidamente e fala imprópria recusará continuamente.   

PERCEPTUAL E DIFICULDADES DE MOTOR
  
Muitas crianças com WS têm dificuldades particulares com atividades de motor totais e boas, com olho-mão coordenação, com orientar eles e objetos em espaço, julgando distâncias e direções, e com tarefas de processo visuais inclusive discriminação, seqüenciamento e memória visual. Como resultado, atenção medicinal específica precisará ser dada a estas áreas. É claro que tarefas como ordenar e emparelhar objetos e formas e poder localizar em cima de linhas, é habilidades importantes para dominar antes de a criança pudesse passar para os fundamentos de ler e escrever.   
  
Tais tarefas podem ser mais difíceis para uma criança com WS por causa dos déficits particulares dela em percepção visual e motor coordenação. Ela precisará de ajuda adicional e oportunidades para praticar habilidades nestas áreas então, e os professores podem querer encorajar que os pais pratiquem alguns destes exercícios como bem com a criança em casa. Pensamento deveria ser dado ao trabalho de modo é apresentado à criança; livros e programas que usam muitas cores e quadros não são os melhores materiais para usar por causa de alta estimulação visual. Ao invés disso, professores deveriam tentar e livros seletos e worksheets que têm relativamente pequena informação sobre cada página.   
  
A criança visual e problemas de motor também podem significar que ela está nervosa de alturas, e de tais atividades como escalando, abaixando degraus, que entra ao longo de uma barra elevada no ginásio etc. Ela pode ter dificuldades particulares com lançar e pegar uma bola, enquanto cortando com tesouras e indo com uma bicicleta. Todas as crianças melhorarão nestas tarefas com tempo, contanto que elas sejam determinada confiança, apoio e bastante prática. Terapeutas profissionais podem ser muito úteis em tudo das anteriores áreas. Eles podem avaliar e podem prover exercícios para a criança de WS nas áreas de coordenação, equilibre, atividades de motor totais e boas, e eles podem aconselhar pessoal escolar em exercícios levar a cabo com a criança na escola. Onde necessário, poderiam ser encorajados que os pais chegassem ao pediatra 
 HTMLCONTROL Forms.HTML:Hidden.1 
da criança ou o GP para uma indicação para um terapeuta profissional.   
  
ENSINANDO VISUO-DE ESPAÇO E HABILIDADES DE MOTOR:
SUGESTÕES PARA CAPITALISING EM AS FORÇAS DE A CRIANÇA
  
Arreie o superior da criança falado habilidades de idioma treinando perceptual e habilidades de motor. Ajuda freqüentemente se lhe podem encorajar falar por cada passo de um exercício enquanto ela estiver fazendo isto e falar alto o que ela está fazendo. Isto pode a ajudar a focalizar a atenção dela na tarefa em mão e também pode prover reforço verbal e pode apoiar para a atividade.   
Introduza materiais pedagógicos que usam objetos e temas que a criança está especialmente interessada dentro ou até mesmo obcecou com para a motivar trabalhar em tarefas pelas quais ela pode não se interessar diretamente. Por exemplo, se ela é fascinada por carros ou máquinas consiga que ela localize em cima de, cópia e desenha esboços destes. Ela será mais praticarão lápis e habilidades de papel se lhe pedem puxar algo que ela está interessada dentro em lugar de qualquer outro objeto ou forma.   
Tente incorporar música em exercícios de motor totais e bons apropriados como equilibrar, jogo de bola, enfiando contas etc. Batendo palmas a música e batendo instrumentos musicais também podem ser usados para encorajar desenvolvimento de perceptual-motor cedo.   
Há muitos programas de computador agradável disponível quais crianças de ajuda para desenvolver habilidades emparelhando, discriminação etc.
   
  
LENDO
  
As habilidades de crianças de WS variam muito, mas muitos aprendem ler a um básico ou, em alguns casos, a um nível mais avançado. Como já discutiu, muitas crianças de WS tendem a ter habilidades verbais relativamente boas, inclusive uma memória muito boa para sons e palavras e habilidades de sequencing audíveis boas. Devido a isto, se aproxima a leitura pedagógica que confia nestes habilidades audíveis e que enfatizam uma aproximação FONÉTICA, é provável ser mais efetivo que aproximações do qual confia na memória visual da criança como uma palavra olha (como o ‘ Olhar Say’ se aproximam).   
  
Até mesmo no princípio fases de ler isto são importantes mostrar para a criança que palavras impresso são significantes; eles contam uma história e dão informação. Onde as crianças são preocupadas por objetos de particular ou tópicos (por exemplo trens, estrelas populares, lugares estrangeiros), introduzindo materiais de leitura nestes tópicos aumentarão o interesse deles/delas e motivação para ler. Também podem ser encorajados que os pais adotem algumas das anteriores estratégias ao ler (e com) as crianças deles/delas no pre-escola e years.Whatever escolar a pessoa está tentando para ensinar, vale que se lembra que as crianças com WS podem ser facilmente através de estímulos visuais estranhos. Começando a ler livros que contêm muitos quadros detalhados e coress na mesma página como o word(s impresso assim) está longe de ideal. É melhor usar livros que têm alguns quadros simples ou desenhos de esboço que são menos provável distrair a criança.   
  
  
ESCREVENDO E SOLETRANDO   
  
Para muitas crianças com conseguimento de WS por escrito e soletrando tende a ser muito mais pobre que lendo, por causa das exigências de habilidade de motor visuais e boas adicionais das tarefas anteriores.   
  
Quando a criança começar a aprender escrever, ela será ajudada localizar em cima de e então copiar as cartas do alfabeto. Por causa da criança de WS visuo-de espaço e dificuldades de motor, progresso pode estar lento nesta área e pode envolver muita prática e repetição, inclusive prática preliminar pre-escrevendo atividades para melhorar percepção tátil, controle de motor e olho-mão coordenação.   
  
Problemas com formar as cartas e se distrair e alinhar palavras são comuns. A criança também pode ter dificuldade que mantém o lugar dela, ou ela pode saltar seções. Mas com progresso de perseverança será feito.  
  
Novamente, a criança é mais provável co-operar se os exercícios ela é determinados materiais de corporação que agüentam diretamente nos interesses especiais dela e preocupações. Por exemplo, localizar ou copiar palavras de coisas a criança estão particularmente interessados dentro (por exemplo o faz de carros ou de dispositivos elétricos) é provável aumentar a motivação dela. Quando ela estiver aprendendo escrever as cartas do alfabeto primeiro, também poderia ser útil encorajar que ela use fala para se falar pelos exercícios. Tente e use as mesmas sugestões verbais no mesmo padrão cada tempo (por exemplo ” b abaixa, então atrás para cima e ao redor “). Em deste modo a criança podem aprender as palavras e então podem se incitar na tarefa. Em fases posteriores, por exemplo ao tentar escrever palavras pouco conhecidas, poderiam ser encorajadas as crianças de WS colocar maior confiança no canal audível, por exemplo soando e soletrando então fora o palavra verbally, e traduzindo impresso só então cada som de carta em uma carta.   
  
Como a maioria das crianças, crianças com WS amam trabalhando em computadores e practise de lata exercícios úteis neles. Se eles podem escrever e podem soletrar mas tem dificuldade com controle de lápis, lhes poderiam encorajar usar computadores para escritura grátis, enquanto por-passando as dificuldades de escrever à mão assim. Para muitas crianças com WS escrever é tal uma tarefa lenta e laboriosa que pode os intimidar do que poderia ser caso contrário um exercício agradável como história-revelador. Onde se digitando é difícil, ou a criança não pode soletrar, lhe podem encorajar ditar histórias, lição de casa etc. para pais ou professores ou em um registrador de fita, ainda derivando assim prazer do processo criativo inerente em tais atividades.   
  
CRIANÇAS COM SÍNDROME DE WILLIAMS PODEM ACHAR ISTO
DIFÍCIL SEGURAR UM LÁPIS OU CANETA –
ALGUMAS SUGESTÕES:
  
Encoraje que a criança tente usando um aperto de lápis. Este dispositivo é prenso a um lápis ou creiom e ajuda desenvolver um aperto de tripé apropriado.   
Uma faixa elástica feriu firmemente redondo um lápis ou há pouco escreve anterior o ponto impedirá para a criança de agarrar o lápis/caneta muito muja abaixo obscurecer o que ela há pouco escreveu assim.   
Se a criança não pode segurar um lápis ou caneta suficientemente firmemente, ou não pode mostrar pressão suficiente com o lápis/caneta, tente lhe dando uma caneta mais gorda ou uma caneta de sentir-gorjeta. Crianças podem gostar de também experimentar canetas fluorescentes.   
A tarefa física de escrever pode ser muito enfadonha para crianças de WS. Evite fadiga excessiva limitando a quantia de copying/writing requerida em qualquer uma vez.   


NUMERACY
  
Nossa pesquisa sugere que aritmética seja uma área marcada de dificuldade para muitas crianças com WS. O perceptual deles/delas, visual-de espaço e problemas de motor podem fazer isto difícil para eles manipularem números e levar a cabo operações de aritmética, como também compreender os princípios atrás das operações. Será importante trabalhar ao passo da criança, e com repetição freqüente.   
  
Inicialmente, ensinando deveriam incorporar materiais que podem ser tocados e podem ser movidos pela criança, por exemplo símbolos concretos como blocos. Conseguindo que a criança executasse habilidades de motor totais uniram a números também pode ajudar fortalecer conceitos de número, por exemplo, dando 5 passos, saltando 5 vezes. Só depois disso deva artigos mais abstratos seja introduzido, como quadros. Semelhantemente, ao passar para adição e subtração o uso de materiais concretos (blocos, varas etc.) é recomendado até as noções é bem estabelecido.   
  
Por causa das dificuldades deles/delas com escrever e amoldar números, pode ser no princípio útil separar a tarefa de escrever números do ensino de conceitos matemáticos e operações. Concentração em escrever abaixo números na página distrairá a atenção da criança das operações matemáticas que ele está tentando para executar. Os professores mostram que as crianças de WS até mais velhas têm grande dificuldade escrevendo corretamente abaixo números e alinhando números na página, por exemplo, quando somando e subtraindo. Usando forrado ou quadrou papel pode ajudar assegurar que somas estão fora corretamente fixas na página.   
  
Aprendendo contar o tempo podem ser uma área adicional de dificuldade. Se a criança fizer pouco progresso apesar de esforços estrênuos, então confiança em relógios digitais pode ser útil. Os professores e pais sempre podem voltar e podem fazer mais adiante tenta ensinar ‘ tempo-revelador ‘ em relógios de padrão e relógios a uma data posterior. Como com qualquer criança, é importante unir tempo no relógio ou relógio para atividades rotineiras que acontecem a horas marcadas.  
  
Quando ensinando sobre dinheiro isto serão úteis usar real dinheiro (em lugar de símbolos ou quadros) na vida real colocações, por exemplo levando a criança para o supermercado comprar comida.   

  
DIFICULDADES DE CONCENTRAÇÃO E ALTA ATIVIDADE
  
Concentração pobre e inquietude estão entre os problemas mais comuns de crianças com WS. Além disso, a maioria das crianças é hipersensível a barulho e assim pode ser distraído particularmente ou transtornou às vezes através de sons incidentais e irrelevantes quando lhes exigem concentrar, por exemplo, quando elas estão sendo determinadas instruções o u estão escutando uma história. Instruções claras e deliberadas enquanto assegurando que a criança está olhando para você e está pagando que atenção a ajudará a entender o que é esperado, e incitando regulares ajudarão lembre ficar em tarefa e se lembrar do que ela tem que fazer para ela.   
  
Onde a criança é fascinada ou obcecou por tópicos particulares ou objetos, então também podem ser usados livros ou jogos engrenados a estes para encorajar concentração, pelo menos inicialmente. Alternativamente, você poderia usar algo a criança é obcecada com (por exemplo um brinquedo) como uma recompensa ela pode jogar com, mas só depois que ela gastasse um período fixo de tempo se ocupado do trabalho mais estruturado primeiro. Por exemplo, você poderia decidir que depois que ela passasse 5 minutos em uma atividade estruturada que ela pode se ocupar do preocupação/obsessão de favourite dela durante 2 minutos. Isto pode estar jogando com um brinquedo de favourite, assistindo o construtor que trabalha fora, ou conversando a você. Esta 2 fratura de minuto seria seguida por um 5 período de minuto adicional de trabalho estruturado, e assim por diante. Também é útil demolir tarefas em passos curtos, simples com sugestões – como quadros ou palavras – realçar o que precisa ser completado em cada fase.   
  
Nos adolescentes e adultos com WS, está overactivity nenhum mais longo uma característica proeminente, mas eles também podem ser facilmente e limitaram só palmos de atenção. Instrução de ego é outro método que pode ser usado para melhorar concentração, e isto pode ser particularmente útil com as crianças mais velhas e adultos. Nesta aproximação você ensina para o aluno a se lembrar que mantenha funcionamento na tarefa em mão, inicialmente pensando em voz alta e depois através de instruções silenciosas a ela. Assim, enquanto trabalhando, ela é ensinada se falar a intervalos regulares de tentar e ainda ” se sentar, continuar trabalhando “, concentrar e olhar para o que eu estou fazendo ” etc.   
  
Muitas crianças com WS são impulsivas e acham isto difícil de levar voltas e esperar pela atenção de um adulto. Eles podem interromper o professor repetidamente ou podem convocar por causa do desejo deles/delas para atenção. Uma aproximação efetiva é recompensar a criança se ela puder se sentar quietamente e esperar a volta dela, inicialmente para alguns momentos, e então para períodos mais longos de tempo. Aqui também o superior da criança falado idioma pode ser arreado treinando assistindo apropriado e pode ser virado comportamentos de tomada, com a criança que é encorajada se lembrar ‘ se sente quietamente e espere pelo professor etc.   
  
Porque muitas das crianças estão facilmente distraídos pelo que vai em ao redor deles (talvez iguale mais assim que outras crianças com aprender dificuldades), é provável que eles paguem melhor atenção e trabalho em colocações que estão quieto e livram de distração. Se possível, a criança deveria se sentar perto da professora, e longe de distrações como janelas e portas e colegas faladores. Períodos curtos de trabalho entremeados com fraturas freqüentes também serão necessários. Desde se sentar para períodos longos pode ser muito difícil para crianças que estão inquietas e superativa, eles beneficiarão de oportunidades para movimento controlado, como entregar mensagens ao escritório ou apontar lápis. A maioria precisa de um-para-uma orientação e atenção de um adulto para completar uma tarefa. Trabalhando com a criança no próprio dela ou com muito poucas outras crianças, em um quarto quieto, e para períodos curtos de tempo, é provável estar recompensando mais para a criança e adulto.   
  
CONSTRUIR O PALMO DE CONCENTRAÇÃO DE A CRIANÇA
  
Recompense a criança com elogio ou brinquedos por ainda se sentar e escutar, ou por se ocupar de alguma atividade construtiva como olhar para um livro ou fazer um quebra-cabeça, para períodos mais longos e mais longos de tempo.   
Inicialmente exija para a criança ainda se sentar e prestar atenção por 1 ou 2 minutos, e imediatamente depois disso a recompense com um brinquedo favorito ou atividade e elogio. É provável que atenção de adulto e conversação sejam reinforcers particularmente efetivo.   
Gradualmente, por uma série de fases, construa períodos de trabalho de 5, 10 e então 15 minutos.   
   
  
   
  
Em todo aspecto de ensinar,   CAPITALIZE EM AS FORÇAS DE A CRIANÇA DE WS:
  
Utilize as habilidades VERBAIS superiores da criança para ensinar perceptual e habilidades de motor, por exemplo, conseguindo que ela falasse por uma determinada tarefa ou exercício.   
Muitas crianças com WS têm aptidão considerável para MÚSICA E RIMA. Ensinando por música, canções e rimas podem acelerar o processo de aprendizagem, e talentos encorajadores tocando instrumentos musicais podem impulsionar confiança de ego.   
Uma MEMÓRIA particularmente boa em certas áreas (para faces, rotas, eventos passados) é outro característico de crianças de WS que podem ser útil ensinando.   
Crianças com WS têm freqüentemente uma PREOCUPAÇÃO / FASCINAÇÃO com objetos de particular ou tópicos (máquinas, estrelas populares, desastres, insetos etc.). Incorporando estes em materiais pedagógicos por ler, escrevendo e exercícios de perceptual aumentarão o interesse da criança e motivação para trabalhar.   
 
  
CONTENDENDO COM COMPORTAMENTAL E DIFICULDADES EMOCIONAIS
  
a) Ansiedade
  
São descritos freqüentemente as crianças e adultos com WS como estando em cima de-ansioso e facilmente transtornaram por crítica e frustração. Eles podem preocupar excessivamente em antecipação de um teste de classe ou uma visita ao doutor, sobre a saúde das famílias deles/delas e até mesmo de estranhos, como também sobre situações pouco conhecidas e todos os tipos de desastres imaginados. Esta preocupação e sensibilidade para as necessidades de out ros podem ser um aspecto amável da personalidade da pessoa de WS que faz as pessoas esquente a ele. Mas isto em cima de-anxiousness também pode significar que ele freqüentemente exige atenção e busca confiança dos professores e outros adultos. É aconselhável para adultos golpearem um equilíbrio entre está confortando e ressegurando à criança em tais circunstâncias mas não fazendo muito espalhafato dele, desde que isto pode reforçar bem e pode exacerbar os sentimentos dele de transtorne e preocupação. Você e outro pessoal escolar podem achar que você está passando muito vez que conforta a criança, mas sem diminuição no nível dele de ansiedade expressada. Se este for o caso, você poderia decidir adotar a estratégia seguinte:
  
Ponha um prazo fixo no tempo você gasta confortando a criança. Por exemplo, você poderia concordar em passar um ou dois minutos que o resseguram se ele expressar ansiedade.   
Então passe para outro tópico de conversação ou tarefa
Em deste modo os adultos reconheça a ansiedade da criança e proveja conforto e confiança, mas também circunscreva dentro de prazos de forma que isto não se torne há pouco outro modo de ganhar atenção de adulto ilimitada.   
Por causa da sensibilidade dele a criança pode ser muito suscetível a tensão e para as demandas de outros, e pode achar isto difícil contender em ambientes que estão exigindo excessivamente. As habilidades verbais tipicamente boas de crianças com WS podem levar os adultos a em cima de-calcular as habilidades deles/delas e esperar que eles façam tarefas que estão além das capacidades deles/delas. Se é sentido que a criança está se tornando mais ansioso ou difícil que habitual, então será importante examinar a casa e ambientes de escola para assegurar que o ser de demandas colocou nele não é excessivo. Em geral, crianças com WS fazem melhor com um horário previsível e uma rotina fixa, e beneficia de preparação antes de mudanças em atividades e em rotinas. Se lembre daquela tensão e ansiedade de anticipatory pode ser reduzida freqüentemente gastando um período breve de antemão preparar a criança para uma tarefa difícil ou evento, enquanto enumerando as dificuldades a ser enfrentadas e falando por possíveis resultados com ele.   
  
  
  
b) Preocupações, Obsessões e Comportamentos Estereotípico.
  
As crianças e adolescentes com WS exibem freqüentemente intensas fascinações e preocupações com certos objetos (como insetos, carros, ou dispositivos elétricos), tópicos particulares (desastres e violências no noticiário, doença, eventos futuros como aniversários e feriados etc.) ou um interesse obsessivo em certas pessoas (um sócio particular do pessoal escolar, um colega ou neighbour). Eles podem passar muitas vezes absorvidos com estes tópicos e podem falar continuamente sobre eles. É melhor se você puder abafar tais obsessões do início antes de eles adquirissem um real cabo; assim se você o suspeito que um comportamento particular está ficando obsessivo, tenta desviar atenção em outro lugar, e introduz atividades novas e interesses pela criança. Se as preocupações já são estabelecidas bem tente os circunscrever os manter dentro de saltos aceitáveis.   
  
Por exemplo, se uma criança é muito preocupada com um certo brinquedo, ou é preso exclusivamente a uma outra criança, o pessoal escolar poderia decidir lhe permitir jogar com o child/object em questão durante um tempo fixo (diga 10 minutos diariamente ou dois) mas só se ela controla a preocupação dela entre estas vezes. Se incapaz fazer isto ela perderia alguns dela ‘ time’ especial com o child/object. A pontaria é trazer a preocupação sob controle e gradualmente para reduzir a quantia de tempo gastada deste modo dentro. Alternativamente, tempo gastou com o objeto ou pessoa a criança é obcecada com poderia ser usado como uma recompensa para comportamento desejado em outras áreas. Por exemplo, a criança poderia ser premiada estrelas em um quadro de estrela por completar tarefas de aritmética, por concentrar em classe, por terminar o jantar dela etc. E uma vez ela ganhou um número pre-de acordo de estrelas que ela pode ser recompensada com uma oportunidade para jogar com o amigo preferido dela ou brinquedo.
  
Alguns indivíduos com exibição de WS estereotiparam comportamentos como balançar ou mão agitar. Este comportamentos que também podem ser exibidos por outras pessoas com aprender dificuldades podem ser particularmente proeminentes quando o indivíduo está ansioso ou agitado, quando ela estiver entediada ou alternativamente quando ela é absorvida em uma tarefa particular ou tentando concentrar em algo. Algum casos balançando pode ajudar concentração de fato. Porém, em geral é aconselhável alertar a criança sobre o balançar dela ou mão que agita assim que comece, e lhe pedir que pare. Ela normalmente precisará de lembranças freqüentes para começar com, embora com tempo cutuca um sumário ou palavra pre-de acordo normalmente bastará. É freqüentemente útil combinar esta aproximação com um sistema de recompensa por meio de que a criança é recompensada sistematicamente se ela puder gastar períodos crescentes de tempo sem balançar. Encorajando que a criança a mudasse se sentando posição ou o tipo de cadeira ela normalmente se senta dentro (ao assistir televisão, por exemplo) também pode ser efetivo.   
  
  
  
c) Acessos de raiva de Temperamento e Mau humor
  
Crianças com WS estão principalmente até-suaves e co-operação. Mas como outras crianças eles podem ter acessos de raiva de temperamento bastante severos às vezes quando eles são frustrados, quando eles quiserem atenção ou não podem adquirir o próprio modo deles/delas. Manipulação firme e consistente é crucial ao contender com acessos de raiva de temperamento. É importante carregar à criança que ele não adquirirá o próprio modo dele e ele não adquirirá atenção até ele se tranqüilizar. Afinal de contas, a razão principal para um acesso de raiva é freqüentemente adquirir a atenção de um adulto.   
  
Mau humor pode ser uma característica do lability emocional de algumas crianças de WS, e pode ficar particularmente proeminente em adolescência. Pode ser caracterizado por rabugice, enquanto murmurando debaixo da respiração da pessoa ou através de desafio público. Aqui também, se distraindo o indivíduo não for imediatamente efetivo, pode ser aconselhável fazer isto claro para ele aquele comportamento mal-humorado é inaceitável e que é esperado que ele saia no corredor ou para um canto da sala de aula até que ele recuperou os espíritos bons dele e esteve pronto para co-operar. Em deste modo o adulto atenção retira da criança quando ele estiver mal-humorado e não cooperando, mas o recompensa com elogio e atenção quando ele cooperar mais.   
  
Novamente, é importante a tensão que mau humor não é uma característica invariável da síndrome, e aquelas muitas crianças com WS são por natureza só o oposto – amigável, atencioso, útil, e ansioso para por favor.   
  
CONTENDENDO COM ACESSOS DE RAIVA DE TEMPERAMENTO:
  
OBSERVE a criança cuidadosamente quando ele tiver um acesso de raiva para tentar identificar as situações e eventos que ATIVAM os acessos de raiva. Por exemplo, se medo de eventos particulares ou barulhos altos ou provocação por outra pessoa ativar um acesso de raiva, então tente se antecipar estes e desviar a atenção da criança sobre qualquer outra coisa antes do acesso de raiva desenvolve.   
Ensine para a criança MODOS mais APROPRIADOS DE COMUNICAR com professores e perscruta para indicar as necessidades dele e desejos que fariam isto desnecessário para ele lançar um acesso de raiva.   
Quando enfrentou com um acesso de raiva ou outro comportamento inaceitável que você poderia decidir IGNORAR a criança e volta fora para um período curto de tempo. Assim que ele deixe de se se portar mal lhe dê atenção e elogio.   
Outra aproximação efetiva para usar é ‘ intervalo de Reinforcement’ Positivo.   
um) REMOVA a criança, por exemplo o pondo no corredor ou um canto do quarto, e faz isto claro que ele não pode reunir o resto da classe até que ele se tranquilizar-se.  
  
b) assim que ele esteja quieto, o ELOGIA para ter aquietado abaixo e lhe permite reunir a classe.   
  
c) é importante adotar exatamente toda vez a mesma aproximação a criança tem um acesso de raiva. Uma aproximação incompatível só o confundirá.  
  
d) no princípio poderia haver um AUMENTO TEMPORÁRIO em comportamento rompente. Mas a criança virá entender logo que acessos de raiva não o permitem a adquirir o próprio way,and dele a freqüência deles/delas e severidade diminuirá. NOTA: É essencial que tal uma aproximação forma parte de uma aproximação inclusiva a administração de sala de aula na qual a ênfase principal está em reforço positivo. Além, é importante manter registros bons para assegurar que uma aproximação particular realmente está trabalhando para a criança. Se ‘ intervalo de reinforcement’ positivo está trabalhando, seu uso deveria diminuir em cima de alguns semanas. Se não fizer, então outra aproximação será necessária.   

d) Alimentando Dificuldades
  
Dificuldades alimentando, incluindo vomitando e recusa para alimentar, normalmente se apareça nos primeiros meses ou ano de vida e pode ser um das primeiras indicações que a criança tem um nível alto de cálcio no sangue. Se cálcio de sangue é elevado, a criança pode ser posta em um baixo-cálcio e Vitamina-D dieta restringida, inclusive o uso de uma preparação de leite de baixo-cálcio. Com tempo se diminuirão as dificuldades de alimentação e desaparecerão.   
  
Porém, algumas crianças se tornam comedor nervosos e podem recusar comer todos menos uma gama muito limitada de comidas iguala uma vez elas estão fora as dietas de baixo-cálcio deles/delas. Tais dietas idiossincráticas podem causar dificuldades, por exemplo quando é esperado que a criança coma jogo comidas escolares. Uma vez os doutores confirmaram que não há nenhuma razão médica para uma dieta limitada, a criança deveria ser encorajada tentar e comer uma gama mais larga de comidas. Uma aproximação combinada por pais e é provável que pessoal de escola prove mais efetivo. Uma aproximação é insistir, na hora das refeições que a prova de criança há pouco uma colherada de uma comida que ela regularmente não comerá, e então imediatamente a elogia e a recompensa com a comida de favorita dela, e talvez também com um brinquedo favorito. Tal uma aproximação ajusta dentro com nosso conhecimento dos princípios de recompensar comportamentos desejável. Seguindo um comportamento desejável imediatamente com uma recompensa, está mais provável que este comportamento acontecerão novamente. Gradualmente, a criança deveria ser exigida comer quantias maiores da comida non-preferida antes da dar preferiu comidas e outras recompensas. Cedo ou tarde a maioria das crianças na verdade começa a gostar de comer estas comidas como bem, e eles esquecem da aversão mais cedo deles/delas a eles.   
  
Alguns crianças desenvolvem um hábito de vomitar na hora das refeições se eles são feitos comer comidas que eles não gostam, ou talvez como uns meios de ganhar atenção de professores de and/or de pais, ou quando eles estão ansiosos ou debaixo de pressão. Em tais casos, se é confirmado que não há nenhuma razão física pelo vomitar, é aconselhável para os pais e professores serem firme e retirar condolência e atenção às vezes quando a criança vomitar (e talvez insistir na criança que limpa as bagunças ela), mas elogiar a criança e a recompensar com brinquedos ou com comidas gosta ela se ela não vomitar na hora das refeições ou a outros tempos pelo dia. Outra aproximação é levar a pressão fora na hora das refeições e deixar a criança para comer como muito ou o menos ela quer, contanto que ela não vomite, na teoria que ela comerá se ela tem fome. Esta aproximação será obviamente só efetiva se a criança é negada doces, biscoitos etc. entre comidas. Algumas crianças pingam, e eles precisarão de lembranças regulares de adultos fechar as bocas deles/delas e andorinha. Novamente, um sistema de recompensa pode servir como um incentivo somado, com a criança que é recompensada sistematicamente se ela pode gastar períodos crescentes de tempo sem pingar.   
  
 e) Hipersensibilidade para Sons
  
Aproximadamente 90% de crianças com WS são hipersensíveis a sons de particular que podem incluir barulhos altos súbitos como trovão, queda de objetos ou balões estourar mão batendo palmas, barulhos elétricos como aspiradores de pó e barbeiros elétricos, música alta, e em algu ns casos iguale as vozes de pessoas ou risada.  
  
Este fenômeno é termed ‘ hyperacusis’. Os barulhos são freqüentemente muito afligindo às crianças que porão as mãos deles/delas tipicamente em cima das orelhas deles/delas e chorarão, ou tenta evitar os sons, por exemplo deixando o quarto ou desligando a televisão ou rádio. Algumas crianças se tornam particularmente afligidas em salas de aula abarrotadas, ruidosas ou em outras colocações onde hão muita atividade e barulho.   
  
Em alguns casos o hyperacusis desaparece nas adolescências da criança ou em maioridade, mas em outros casos continua sendo um problema. A razão para este hypersensitivity para barulho não é conhecida, mas será relacionado provável ao fato que os indivíduos com WS têm mais baixos limiares para sons que outras pessoas. É possível que os barulhos podem ser fisicamente dolorosos às orelhas, ou eles podem assustar a criança simplesmente.  
  
CONTENDENDO COM HYPERACUSIS   
  
A causa de hypersensitivity para barulho não é entendida completamente, mas há certas coisas que podem ser feitas para fazer isto menos infeliz:  
  
Confiança e uma explicação clara e simples sobre a fonte do barulho ajudam freqüentemente.   
Sempre que possível proveja uma advertência logo antes barulhos previsíveis (por exemplo brocas de fogo ou antes de acender o processador de comida).   
As reações diminuirão freqüentemente se a criança puder exercitar um pouco de controle em cima dos sons que causam desconforto. Por exemplo, encoraje que ele use o aspirador de pó, ou ajudar com tarefas domésticas virando na lavadora de roupa ou misturador de comida.   
A criança pode ser ressegurada se ele souber que ele pode deixar o quarto durante alguns minutos a qualquer ponto, se ele é exposto a um barulho infeliz.   
Exposição suave repetida para o som pode ajudar a criança a se acostumar a isto. Por exemplo, fita registro um ou sons mais infelizes e o encoraja jogar a fita atrás, quietamente no princípio, aumentando gradualmente então o volume.   

  
RELAÇÕES SOCIAIS
  
Algumas crianças com WS acham isto difícil de fazer os amigos da própria idade deles/delas. Como crianças, eles não mostram freqüentemente nenhum interesse jogando e interagindo com o deles/delas perscruta, e como eles se tornam os adultos jovens, as dificuldades deles/delas estabelecendo e mantendo amizades com outros da própria idade deles/delas podem ficar mais aparentes até mesmo. Esta pode ser uma fonte de frustração a eles e para as famílias deles/delas. Por outro lado, eles amam a companhia de adultos, por favor são afetuoso e ansioso para, e procurarão freqüentemente os adultos para se ocupar de conversação. Eles podem chegar os estranhos de adulto de uma maneira em cima de-amigável e em cima de-familiar, e etiquetará freqüentemente junto com eles. Compreensivelmente esta pode ser uma preocupação principal para pais que temem que a criança de WS ou o adulto é muito confiante e poderia ser levado vantagem de se ela não é assistida e é supervisionada todo o tempo. As crianças com WS também podem ser em cima de-demonstrativas e podem buscar afeto e contato físico de adultos fora da família deles/delas de modos que são impróprios. Tais comportamentos ilustram entendendo pobre dos limites de tipos diferentes de relações também.   
  
Os adultos sempre não interagem adequadamente com crianças com WS, e eles podem em ocasião ‘ em cima de-favoreça ‘ ou ‘ baby’ eles. É importante a prova e educa todos os adultos para se comportar adequadamente com a criança, mas também mostrar tolerância e paciência por qualquer comportamento imprevisível.  
  
Crianças ajudando com WS para fazer e manter amizades com pessoas da própria idade deles/delas são um assunto complexo. Particularmente como as crianças passam a adolescência que eles podem ser relutantes socializar com pessoas desvantajosas, mas eles também não podem poder fazer os amigos com ‘ adolescentes de normal’ que podem ter pouca paciência com eles. Poderia haver oportunidades para o pessoal em dever a playtime na escola puxar a criança de WS em jogos com ela perscruta, e também encorajar que outras crianças incluam a criança de WS no jogo deles/delas. Poderiam ser aconselhados para os pais que ajudassem convidando as crianças de escola para a casa e iniciando e supervisionando jogos para eles jogarem. Estes poderiam incluir jogos de tábua, jogos de bola e jogo fictício com bonecas, carros etc. Lhes poderiam encorajar também levar a criança deles/delas a Bolos de chocolate e Guias; tais atividades tendem muitas vezes a atrair para as crianças gregário e de natureza extrovertida.   
  
Pais freqüentemente achado que se eles não organizarem excursões e atividades ativamente para a criança de WS mais velha deles/delas, ela será satisfeita para ficar a casa e televisão de relógio. O escolar poderia ter informação sobre habitante clubes sociais e de esporte para as crianças e adultos com uma gama de impedimentos e aprendendo dificuldades que podem ser usualmente passadas em para a família