UFMG na comemoração do Natal: participe de nossa pesquisa!

UFMG na comemoração do Natal: participe de nossa pesquisa!

 

Este é um convite para que seu (sua) filho (a) participe da nossa pesquisa desenvolvida pelo laboratório de pesquisa em neuropsicologia/UFMG. Há 7 anos iniciamos uma pesquisa para entender como as pessoas com SW aprendem a contar, se elas entendem que os números correspondem a quantidades. Entendemos que a base do desenvolvimento da matemática formal depende da capacidade de entendimento de quantidades e contagem, mas como isso se desenvolve na SW?

Com este objetivo, desenvolvemos um protocolo de avaliação que abarca a avaliação da inteligência, da destreza motora, habilidades visoespaciais, memória, aspectos da linguagem e aspectos do processamento numérico. Este protocolo visa a avaliação do processamento numérico e dos mecanismos cerebrais envolvidos na aprendizagem.

Nos 7 anos de pesquisa, com o desenvolvimento do protocolo de avaliação, temos dados de 16 pessoas com síndrome de Williams (SW) e 14 pessoas pareadas por idade mental. Assim, caso você aceite a participação na pesquisa, você terá um relatório por escrito do desempenho comparando com um grupo de pessoas com SW e um grupo de pessoas típicas.

Para planejarmos a coleta, precisamos que você demonstre interesse pela participação através do email: liviafsoliveira@gmail.com. A avaliação será realizada em uma hora com uma pesquisadora especializada em neuropsicologia. São 11 tarefas, sendo 10 tarefas de lápis e papel e uma tarefa computadorizada.

Pré-requisitos para participar da pesquisa:

1)      pessoas com SW que tenham de 8 a 30 anos:

  1. que tenham desenvolvido a comunicação verbal;
  2. que consigam realizar tarefas estruturadas (responder perguntas, copiar figuras, pegar objetos) por uma hora.

 

Participem! Precisamos de vocês para o avanço das pesquisas! Quanto mais conhecimento, mais possibilidades de desenvolvimento!

Resumo

PB_PARECER_CONSUBSTANCIADO_CEP_2892929_E1 (1) (1)

Ed Raq tcle_pacientes