Adriana Sampaio/ Portugal

zzzzzzimagelFui convidada no âmbito do Programa Pesquisador Pós-Doc e Professor Visitante do Exterior pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – PROPe, no âmbito de trabalhos de colaboração com a Profa. Dra. Célia Maria Giacheti e Dra. Natalia Freitas Rossi.
A nossa equipa de investigação trabalha em colaboração deste 2008 e fruto desse trabalho, têm também projectos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (de Portugal) para investigar a síndrome de Williams –  http://webs.psi.uminho.pt/LABSPSI/lnp/index.html.

portuga_1

Durante esta visita foi possível conhecer a Associação Brasileira de Sindrome de Williams e a sua Presidente Jô Nunes. Além disso, participei num almoço de famílias e pacientes com síndrome de Williams, cuja foto podem ver em anexo.  Foi uma experiência muito enriquecedora conhecer de perto toda a extensa actividade dinamizadora da associação.

Depois de conhecer S. Paulo e a ABSW viajei para Maríla, onde fiz uma das conferencias de abertura do simpósio Internacional do Grupo de Pesquisa “Avaliação da Fala e da Linguagem” – Perspectivas Interdisicplinares em Fonoaudiologia”, com o tema “O uso de técnicas eletrofisiológicas e de neuroimagem funcional com paradigmas cognitivos e de linguagem”, apresentando o trabalho da nossa equipa de investigação (Adriana Sampaio, Ana Pinheiro e Óscar Gonçalves), que conta com a parceria da Associação Brasileira de Síndrome de Williams (e as investigadoras Célia Giacheti e Natália Rossi), a Associação Síndrome de Williams de Espanha (e a investigadora Elena Garayzábal) e a Associação Galega de Síndrome de Williams (e a investigadora Montse Prieto).

Foi uma experiência muito enriquecedora e valiosa – espero regressar
Adriana Sampaio, Investigadora da Universidade do Minho, Braga – Portugal