Meu Novo Mundo é um programa de inclusão social que estabelece um vínculo entre as pessoas com deficiência (PcD) e as empresas, por meio da aprendizagem do SENAI-SP
O PROJETO Idealizado pela Fiesp, pelo Sesi-SP e pelo Senai-SP, e realizado em conjunto com a Superintendência regional do Trabalho, Meu Novo Mundo é um programa de inclusão social que estabelece um vínculo entre as pessoas com deficiência (PcD) e as empresas para o processo de inclusão no mercado de trabalho.
Mais que ajudar as indústrias a cumprirem as cotas estabelecidas pelas Leis Federais nº 8.213/91 e nº 10.097/00, este projeto nasceu para promover de forma efetiva a inclusão de pessoas com deficiência no mundo de trabalho.
A pessoa com deficiência, contratada na condição de aprendiz, terá acesso a um programa especial de capacitação profissional por meio dos cursos do Senai-SP, além de trabalhar a autoestima e as habilidades corporais com a prática esportiva no Sesi-SP.
Durante 3 anos, a pessoa com deficiência desenvolverá atividades que englobam:
- Esporte e qualidade de vida
- Identificação da vocação profissional
- Inclusão digital
- Elevação da escolaridade
- Cidadania
- Cultura
- Qualificação profissional
O programa priorizará as individualidades de cada participante, que será certificado de acordo com as competências alcançadas para valorizar suas conquistas e o motivar a ir cada vez mais longe.
BENEFÍCIOS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA O participante será contratado durante três anos na condição de aprendiz com remuneração do salário hora mínimo nacional por período diário de 4 horas nas empresas do ramo industrial, podendo acumular o benefício de Prestação Continuada (BPC) por dois anos no mínimo (possibilidade de prorrogação por mais um ano).
O programa permite que o aprendiz vivencie o dia a dia da empresa de maneira didática e gradual, aumentando sua frequência no ambiente de trabalho de acordo com a evolução do seu aprendizado.
A pessoa com deficiência terá acesso:
- À formação profissional de qualidade;
- A um certificado reconhecido no mercado;
- Ao esporte como qualidade de vida;
- À vivência no Senai-SP, no Sesi-SP e na empresa;
- A um contrato de trabalho de aprendiz desde o início do curso.
BENEFÍCIOS PARA A INDÚSTRIA Contratando a pessoa com deficiência na condição de aprendiz, a empresa cumprirá estas duas cotas simultaneamente. A empresa também assinará um Termo de Compromisso protocolado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo, que proporcionará segurança jurídica neste processo de inclusão.
Ao longo dos cursos de formação, a empresa poderá contar com a orientação do SENAI-SP para adaptar suas instalações e tornar os ambientes de trabalho apropriados às pessoas com deficiência.
Após os 3 anos de capacitação, a empresa poderá efetivar o participante, que terá qualificação profissional reconhecida pelo SENAI-SP e estará apto para atuar em diversas áreas da indústria.
COMO PARTICIPAR? As pessoas com SW vão precisar de um Laudo, Avaliação psicológica e Laudo psiquiátrico. Funcionamento Intelectual significativamente inferior a média, com manifestações antes dos 18 anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: Comunicação, Cuidados Pessoais , Habilidades Sociais, Utilização de Recursos da comunidade, Saúde e segurança, Habilidades Acadêmicas, Lazer e trabalho. OBS: No Parecer/ avaliação psicológico e / ou Laudo psiquiátrico devem constar que a manifestação da deficiência ocorreu antes dos 18 anos, bem como especificar as limitações associadas a áreas de Habilidades adaptativas.
Saiba mais acessando o site http://www.meunovomundo.org.br/