Na quarta feira 13 de agosto, a APAE/Abaetetuba recebeu em suas dependências as “Mães Coragens!” Jô Nunes e de Lídia Lopes que vieram falar sobre a Síndrome de Williams uma doença rara, causada pela perda (deleção) de alguns genes em sequencia no braço longo do cromossomo 7.
Os principais aspectos clínicos da SW são as características faciais típicas, cardiopatia congênita, atraso no desenvolvimento neuro psicomotor, deficiência mental leve a moderada, déficit no crescimento, anormalidades oculares, urinárias, hipersensibilidade sonora e musical e personalidade marcante, alegre e amigável.
Jô Nunes é presidente da Associação Brasileira da Síndrome de Williams com sede em São Paulo. Esta Senhora corre o Brasil falando de sua experiência com a síndrome – a sua filha era portadora – alertando para os cuidados e trato com os portadores de Williams. O livro, Mãe Coragem da sua autoria mostra a luta que empreendeu durante anos com sua filha Jennifer e ao mesmo tempo subsidia a sua maratona na divulgação da síndrome e os cuidados que são necessários para melhorar a qualidade de vida.
Lídia Lopes que é a referencia da Associação aqui no Pará disse: “Conto com o TFD de Abaetetuba para dar suporte a este trabalho de divulgação da Síndrome e levar qualidade de vida para essas crianças que tanto precisam. Na ocasião ela disse estar muito satisfeita com a Prefeitura de Abaetetuba pelo apoio , e que muito trabalho há ainda por se fazer.
A Associação Brasileira da Síndrome de Williams tem um endereço aqui no Pará, à rua Castelo Branco nº 63, Bairro do Milagre em Castanhal, Pará e pode ser contatada por este número de telefone: 91 3711-1421
www.abaetetuba.pa.gov.br