Nossos filhos são incluídos na família, no lazer, em todas as áreas sociais, mas quando chegam à Escola eles são barrados.
É incrível, colocamos nossos filhos na escola e no segundo dia de aula somos chamados por uma professora desesperada, dizendo que não tem condição de “ficar” com ele. Alegando não saber trabalhar com crianças especiais, de não receber apoio da Direção, que a sala de aula tem 40 alunos. Então ela não vai conseguir alfabetizar seu filho. Estas são as desculpas que toda mãe já acostumou ouvir.
Nossos filhos só são deficientes para a Educação.
Há algum tempo atrás na minha comunidade me procurou uma avó angustiada, que a escola do bairro alegou que não poderia ficar com sua neta porque ela tem uma deficiência. Quando perguntei qual a deficiência, ela disse que a menina tinha uma perna mais curta do que a outra. Diante desta situação fomos à Delegacia e acabamos processando a escola por preconceito. Hoje ela frequenta a escola e está indo muito bem.
No bairro onde moro precisei da ajuda de um Promotor para colocar 24 crianças na escola. Elas estavam fora da sala de aula por serem especiais.
O que mais me impressiona é que quando nossos filhos nascem na maternidade não recebemos nenhum manual de instrução. Aprendemos no dia a dia com eles, ficamos alegres com cada gesto, por mais simples que seja para nós sempre é uma grande vitória. Então pergunto por que um professor não pode aprender como nós?
Não importa aonde o nosso filho vai estudar, se é classe inclusiva, se é classe especial, etc. O importante é ele estar estudando. Sei que não é fácil, há momentos que a vontade é de retirá-los da escola e nunca mais tentar. Mas temos que seguir em frente, lutarmos contra todas as barreiras.
Os nossos filhos serão o que a gente determinar hoje, o futuro de nossos filhos depende das nossas conquistas de hoje.
Outra coisa que me preocupa é o tanto de crianças ditas “normais” com dificuldades de aprendizagem. Eu pergunto: Será que são estas crianças que estão realmente com dificuldades? Ou será o Sistema Educacional que está defasado? Será que este sistema não tem que ser revisto para receber nossos filhos?
Eu sempre acreditei na Inclusão, mas não isto que está acontecendo. As crianças sendo “jogadas” em salas de aulas com professores, que na sua maioria, são completamente despreparados e sem nenhum apoio.
Para que nossos filhos possam frequentar a escola, estes tem que ter um acompanhamento por multiprofissionais com noção da realidade da permanência da pessoa com deficiência na Escola. No sistema de Saúde Pública este serviço não existe, quando afirmo isto tenho certeza porque a minha filha passou por 8 avaliações e no final acabei tendo que pagar um profissional para ajudá-la. A Saúde Pública está, há muito tempo, completamente falida. Acho que toda Escola tem que ter um Psicólogo, Psicopedagogo e um Assistente Social, e principalmente ter Políticas Públicas para de fato assistir todas estas crianças especiais.
Vamos juntos unirmos para lutar pelos Direitos de nossos filhos, de poderem frequentar a escola e serem tratados com dignidade. Hoje estamos lutando por uma escola, amanhã estaremos lutando pelo mercado de trabalho.
Vou terminar perguntando: Aonde esta o papel de cada um de nos nesta sociedade?
Jô Nunes (Mãe da Jéssica Nunes Herculano)
Presidente da Associação Brasileira da Síndrome de Williams
Publicado em 2004