Author    Miriam Segin http://tede.mackenzie.com.br/tde_arquivos/5/TDE-2010-09-23T155718Z-1015/Publico/Miriam%20Segin.pdf Publication Date    2010 University/Publisher    Universidade Presbiteriana Mackenzie Abstract A Síndrome de Williams-Beuren (SWB) é uma afecção genética determinada pela microdeleção de genes contíguos em 7q11.23. O perfil cognitivo da SWB é conhecido pelo prejuízo viso-construtivo que contrasta com melhor desempenho em tarefas verbais, o que sustenta a hipótese de dissociação entre essas habilidades, conferindo a esta síndrome um quadro cognitivo e comportamental peculiar. O objetivo deste estudo é descrever o padrão das competências em provas de habilidades lingüísticas de 22 crianças e adolescentes com SWB, com idades entre 7 e 18 anos (M= 11,6; DP=3,7), estudantes do 1 ao 6 ano do ensino fundamental e de Escolas Especiais. Foram utilizados os instrumentos: WISC-III (avaliação do potencial intelectual); Wisconsin (avaliação neuropsicológica de habilidades de raciocínio abstrato e estratégias cognitivas); CBCL/618 (perfil comportamental); Token-Comp (TT) (memória de trabalho); Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP) (linguagem receptiva); Prova de Consciência Fonológica por produção Oral (PCFO); Prova de Consciência Sintática (PCS); Teste de Competência de Leitura de Palavras (TCLP); Teste de nomeação de figuras por escolha de palavras (TNF1 escolha) e o Teste de nomeação de figuras por escrita (TNF2 escrita). Os resultados nos testes WISC-III, Wisconsin e CBCL/618 apresentaram deficiência intelectual de leve à moderada, maior dificuldade em concentração e identificação de padrões de mudança, problemas afetivos e de relacionamento, desatenção, transtornos de conduta, desafio e oposição e queixas somáticas. Nos testes TT e TVIP foi possível observar que o vocabulário receptivo está abaixo do esperado para a escolaridade e para a idade, próximo ao encontrado em crianças de 4 anos. Nas habilidades de consciência fonológica e consciência sintática, os resultados mostraram grande comprometimento, com desempenho equivalente ao de crianças de 3 anos de idade na PCFO e de 4 anos na PCS, sendo que não foi identificada progressão em relação á série. Os testes TCLP, TNF1 e TNF2 foram realizados por 4 sujeitos que apresentam déficits de habilidade de leitura com decodificação grafofonemica, cometem mais erros semânticos e ortográficos e revelam baixa capacidade de nomeação por escrita. Desta maneira, foi possível identificar que, nessa amostra, há comprometimento de linguagem receptiva e de memória de trabalho, dificuldades em tarefas de processamento fonológico e sintático, os quais são fatores importantes para o bom desenvolvimento da leitura e da escrita Williams-Beuren Syndrome (WBS) is a genetic affection determined by the microdelation of contiguous genes in 7q11.23. The genetic profile of WBS is characterized by the visualconstructive deficit that contrasts with the good performance in verbal tasks, which sustains the hypothesis of dissociation between these abilities. This grants the syndrome peculiar cognitive and behavioral frames. The objective of this research is to describe the pattern of competences in tasks of linguistic abilities in 22 children and adolescents with WBS, aged between 7and 18… Subjects/Keywords    consciência sintática; Síndrome de Williams-Beuren; habilidade intelectual; perfil comportamental; linguagem receptiva; consciência fonológica; leitura e escrita; Williams-Beuren Syndrome; intellectual ability; behavioral profile; receptive language; phonological awareness; syntactic awareness; read and write; PSICOLOGIA Contributors    Elizeu Coutinho de Macedo; Luiz Renato Rodrigues Carreiro; Ana Luiza Gomes Pinto Navas