Amigos,
Inicialmente quero dizer que doença mental são doenças do tipo psiquiátrico, como esquizofrenia, demência, etc.
Os indivíduos com Sindrome de Williams possuem Deficiência Intelectual.
A deficiência Intelectual é uma condição da Inteligência Normal.
A inteligência Normal é determinada pela avaliação do Quoeficiente de Inteligência, QI.
O QI na espécie humana é medido/avaliado por testes de cognição variados, e vaia de 120 até 10, e se distribuem na população na forma de um gráfico de Sino, ou curva de Bells.
Assim, a maioria das pessoas terão QIs entre 85 e 105, ou seja mais de 75% da população.
Os indivíduos que possuem QI acima de 115, são chamados os indivíduos com inteligência excepcional, superdotados, gênios, correspondendo a 2,5% da população.
Os indivíduos que possuem QI abaixo de 85, são chamados de indivíduos co Deficiência Intelectual, e correspondem a aproximadamente 11% da população.
Graus da Deficiência Intelectual
Para determinar o grau da deficiência intelectual, são utilizadas técnicas para medir o Q.I do individuo portador desta deficiência isto porque de acordo com a Associação Americana para a Deficiência Mental e com a Organização Mundial de Saúde, o resultado do teste de Q.I traduz-se em 5 graus de deficiência intelectual:
a) Limite:Estes indivíduos revelam apenas um ligeiro atraso de aprendizagem ou algumas dificuldades concretas, apresentando um QI entre 68 e 85.
b) Ligeiro: Apresentam um mínimo atraso nas áreas perceptivo-motoras, podendo desenvolver aprendizagens sociais ou de comunicação e têm capacidade de adaptação e integração no mundo laboral. O seu QI varia entre 52 e 67.
c) Moderado: Podem adquirir hábitos de autonomia pessoal e social, aprender a comunicar pela linguagem verbal porém, apresentam dificuldades na expressão oral e na compreensão de convencionalismos sociais. Apresentam um desenvolvimento motor aceitável e têm possibilidade de adquirir alguns conhecimentos pré-tecnológicos básicos. Dificilmente chegam a dominar técnicas de leitura, escrita e cálculo. O seu QI varia entre 36 e 51.
d) Severo: O seu nível de autonomia pessoal e social é muito baixo, necessitando geralmente de proteção ou de ajuda. Por vezes têm problemas psicomotores significativos. Poderão aprender algum sistema de comunicação mas a linguagem verbal é muito débil. Podem ser treinados para algumas competências básicas e aprendizagem pré-tecnológicas muito simples. O seu QI varia entre 20 e 35.
e) Profundo: Apresentam grandes problemas sensório-motores e de comunicação com o meio. São dependentes de outras pessoas para quase todas as funções e atividades, pois têm dificuldades físicas e intelectuais. Excepcionalmente terão autonomia para se deslocar e responder a treinos simples de auto-ajuda. O seu QI é inferior a 20.
Assim, com relação a Inteligência, os indivíduos com SW também estarão dispostos em uma curva de Gaus ou curva de sino, com ao redor de 50% dos indivíduos com SW serem portadores de Deficiência Intelectual Moderada ( QI entre 36 e 51).
Porém teremos indivíduos com SW, mais raros 12,5%, com Deficiência Intelectual Limite (QI entre 68 e 85), indivíduos com SW com Deficiência Intelectual Severa(QI entre 20e 35) ( 12,5%), Inteligência Normal – QI acima de 85 ( 2,5%0 e Deficiência mental Profunda- QI abaixo de 20 (2,5%).
Abraços
Danilo Moretti, Dr.
Diretor Téc.Científico ABSW